Continua após a publicidade

Empresa Júnior, vale a pena fazer parte?

Continua após a publicidade

Antes de pensarmos nos 10 motivos para entender realmente se vale a pena fazer parte de uma Empresa Júnior,  você já percebeu que a faculdade está te preparando de forma teórica para a área que você deseja trabalhar, sem nenhum conhecimento prático? Seguindo esse caminho, se sentirá uma pessoa preparada para adentrar o mercado sênior? Um currículo sem muita atividade prática e muito conhecimento com embasamento teórico, vai diferenciar você para uma vaga de trabalho acima da média?

Começam a surgir muitos questionamentos quando estamos chegando perto do período da formatura:

Continua após a publicidade

  • Estou preparado para entrar no mercado?
  • Será que vou conseguir uma boa vaga?
  • Meu currículo é bom o suficiente?
  • Tenho chance de competir com aquelas pessoas com mais conhecimento prático?

Não precisa mais ficar se questionando em relação ao seu preparo para o mercado, não perca tempo, se inscreva para o processo seletivo de uma Empresa Júnior!

Continua após a publicidade

Você deve estar se perguntando por que essa seria a solução? Te darei agora 10 motivos para fazer parte de uma empresa júnior e entender exatamente porque você se arrependerá, se deixar essa oportunidade passar!

1- PROCESSO SELETIVO

A experiência de passar por um processo seletivo é muito importante para a vivência empresarial. Ele te dará a oportunidade de entender quais são as principais etapas da seleção, como você pode ser avaliado e como se comportar em dinâmicas. No futuro, você se sentirá mais confiante quando passar por uma situação parecida de novo, afinal, a prática leva a perfeição!

2- NETWORKING

O networking, no meio corporativo, quer dizer “rede de contatos”. Ele é essencial para a troca de experiência, crescimento pessoal, desenvolvimento de ideias, e, principalmente, manter-se motivado. O networking desenvolvido durante a permanência no movimento empresa júnior é muito engrandecedor, pois além de você aprender muito com aqueles que sabem mais e crescer profissionalmente, ainda pode fazer grandes amizades.

3- GANHAR CONHECIMENTO PRÁTICO

Uma empresa júnior vende serviços que são desenvolvidos com base no conhecimento teórico adquirido na faculdade. Os projetos ofertados variam de uma empresa júnior para outra, pois existem aquelas mais focadas em serviços específicos de sua área, e outras que abrangem diversos campos de atuação, como a Opção Consultoria, empresa júnior da qual fiz parte que abrange tanto serviços da área financeira quanto da área de marketing digital.

4- LIDERANÇA

À medida que você se desenvolve dentro de uma empresa júnior, há uma ascensão de cargo até chegar em uma posição de liderança. É o cargo mais desafiador dentro de uma empresa júnior, pois você é o responsável por transmitir a cultura da empresa, missão, visão e valores da organização para que todo o time esteja sempre motivado. Muitos serão líderes no futuro, e essas experiências na empresa júnior farão a diferença.

5- TRABALHO EM EQUIPE

O trabalho em equipe é algo de extrema importância em uma empresa júnior, pois é ele que dita o bom funcionamento geral da empresa e a qualidade na entrega dos projetos. Além de aprender a lidar com outras pessoas, você é submetido a situações que nunca imaginaria passar, e para enfrentá-los da melhor forma possível, é necessário trabalhar em conjunto.

6- AUTOCONHECIMENTO

Ao passar por várias situações dentro de uma empresa júnior, como elaboração de projetos, negociações, prospecção de clientes, formulação de contratos… você consegue se desenvolver muito e aprender como aplicar na prática tudo que aprendeu, assim, você descobre aquilo que tem facilidade, dificuldade e como estar sempre aprimorando esses conhecimentos.

7- ENTRAR NO MOVIMENTO EMPRESA JÚNIOR

O movimento empresa júnior Começou em 1967, na França, e veio para o Brasil há mais de 35 anos atrás. Atualmente ele é composto por mais de 900 empresas juniores dispersas pelas 27 unidades federativas do Brasil. São mais de 30 mil estudantes de graduação que compartilham a mesma missão, impactar a sociedade e ajudar empreendedores de todo Brasil. Estar perto de pessoas que pensam como você é muito importante, pois assim podem ser construídas amizades e conexões que te ajudarão muito ao longo de sua carreira.

8- DIFERENCIAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

A graduação basta? Apenas o seu diploma é suficiente para ingressar no mercado de trabalho? E a experiência? Bem, você mesmo sabe a resposta disso tudo. Pesquisas indicam que ex-membros de Empresas Juniores são muito mais bem vistos no mercado e, que em alguns casos, têm mais oportunidades de crescimento dentro de uma Empresa Sênior.

9- IMPACTANDO A SOCIEDADE

Segundo dados do SEBRAE, em 2011, cerca de 9 milhões de micro e pequenas empresas no país representavam 27% do PIB. A maior parte dos clientes das empresas juniores são os micro e pequenos empreendedores, sendo assim, uma empresa júnior impacta diretamente ou indiretamente nos resultados dessas empresas, e acaba por melhorando a economia do nosso país, prestando serviços de qualidade a um ótimo custo-benefício para aqueles que mais precisam.

10- CONSEGUIR EMPREGO MAIS QUALIFICADO

Os recrutadores de empresas já sabem que pessoas que passaram por uma empresa júnior, possuem mais habilidade desenvolvidas, são mais proativas, possuem mais experiências, competências e vivência empresarial, do que aquelas que não vivenciaram esse movimento. Como consequência, existem empresas que colocam como pré-requisito de inscrição no processo seletivo, a passagem por uma empresa júnior.

E agora? Acha que faz sentido participar de uma Empresa Júnior?

Acredito que não vai querer deixar passar essa oportunidade né!

Clique Aqui Para Mais Artigos Como Esse!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *